Notícias Contábeis

Web Summit começa com anúncio de mais cinco edições no Rio. Confira destaques desta segunda-feira

28/04/2025
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais de 34 mil visitantes, mil startups, 600 investidores, 300 palestrantes e centenas de empresas, entre elas gigantes como OpenAI, Meta e Microsoft. Esses são os principais números do terceiro Web Summit Rio, que vai até quarta-feira no Riocentro.

Um acordo anunciado ontem pelo prefeito Eduardo Paes na cerimônia de abertura garantiu à cidade mais cinco edições, que será estendido até 2030, do maior evento de tecnologia na América do Sul, e que atrai empreendedores de tecnologia, investidores, delegações comerciais, empresas globais e a mídia internacional.

Para Paes, a extensão do acordo, que inicialmente previa a realização do Web Summit no Rio até 2028, mostra que a cidade está no caminho certo para se consolidar como capital da inovação da América Latina.

Segundo o estudo “Impactos Econômicos Potenciais do Web Summit Rio (2023–2030)”, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Invest.Rio e Riotur, a expectativa é que a atual edição do evento tenha um impacto econômico positivo de mais de R$ 170 milhões. Para as oito edições, o cálculo total é de uma movimentação de R$ 1,8 bilhão.

O prefeito frisou que a abertura do evento traz dois novos marcos:

— Em primeiro lugar, este grande anúncio: mais cinco edições do Web Summit. Isso mostra que queremos todos aqui no Rio. Todo mundo no Rio. Queremos impulsionar a revolução da IA e garantir que ela sirva bem ao público — disse. — É por isso que, hoje, também estou feliz em anunciar que construiremos a ‘Rio AI City’. O maior hub de data centers da América Latina e um dos maiores do mundo.

O projeto Rio AI City inclui um campus de inteligência artificial (IA) de 1,8 gigawatts (GW) até 2027, alcançando 3 GW até 2032, abastecido por energia limpa e com fornecimento “ilimitado de água”. Ele ficará no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, informou a Prefeitura.

'Vitrine para projetos'
Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, disse ao GLOBO que o Web Summit é chave para atrair investimentos:

— O Web Summit Rio ajuda a aquecer o turismo de negócios e a fortalecer a nossa economia, que tem sua base no setor de serviços. Além disso, facilita a atração de negócios e investimentos para a cidade, pois é uma vitrine e uma ótima oportunidade de apresentar todos os projetos que estamos desenvolvendo aqui.

CEO do Web Summit, que também é realizado em Lisboa, Qatar e Vancouver, Paddy Cosgrave destaca a visão de longo prazo do Rio para expandir seu “ecossistema de tecnologia” e se posicionar como o principal polo tecnológico da América Latina.


Nas últimas edições do evento sobre tecnologia e inovação, a inteligência artificial ganhou protagonismo. Cosgrave observa que, num momento de prováveis mudanças no mundo da tecnologia, devido às incertezas da nova política tarifária americana, que põe em xeque a cooperação econômica e o livre comércio, o Web Summit também serve como um catalisador para a colaboração econômica de longo prazo.

— Ao reunir as empresas, investidores e startups mais influentes do mundo em um só lugar, ajudamos a forjar o tipo de conexão significativa que frequentemente se traduz em acordos e parcerias comerciais, investimento estrangeiro e crescimento internacional para inovadores locais. Esta será uma prioridade fundamental para as delegações comerciais que comparecerão ao Web Summit Rio — disse Cosgrove.

IA, redes sociais e tarifas na programação
A IA generativa segue como principal tema de interesse no palco central nesta segunda-feira, que, às 10h, recebe Marcio Aguiar, diretor executivo da Nvidia, e também no AI Summit, que terá 15 painéis ao longo do dia de hoje no palco 3. Representantes de outras big techs, como IBM, vão falar sobre inteligência artificial até até quarta-feira.

As redes sociais não poderiam ficar fora, trazendo palestras como a com a cantora Ivete Sangalo. Ela vai falar de sua experiência viral no TikTok nesta segunda-feira.

O uso da tecnologia para lidar com as mudanças climáticas e a sustentabilidade também estão entre os destaques do evento. Treze painéis do inédito New Energy Summit, no palco 4, tratarão, hoje, da questão energética.

Já os Meetups, que têm o objetivo de ajudar os participantes a criarem conexões alinhadas aos seus interesses, perfis e trajetórias, são a novidade da edição deste ano, com mais de cem encontros previstos.

A cobertura do Web Summit Rio 2025 na Editora Globo é apresentada pela Vale, com apoio do Itaú BBA.

PALCO PRINCIPAL

10h40 "IA agente: o próximo salto quântico em inteligência artificial", com o diretor executivo da vendas corporativas da Nvidia para a América Latina, Marcio Aguiar.

11h "Vamos falar do TikTok: o manual para criadores de 2025", com Carol Baracat, head global de Marketing Integrado do TikTok, Monica Gadbsby, CEO do Publicis Groupe para a América Latina.

12h "Do Twitter à Casa Branca: o jogo de Elon Musk em busca de poder", com Ryan Mac e Kate Conger, repórteres de Tecnologia do NYT, e Andrew Fishman, do The Intercept Brasil.

14h "TikTok e o poder da descoberta: a jornada viral de Ivete Sangalo, com a cantora baiana e Gabriela Comazzetto, diretora de Global Business Solutions do TikTok para a América Latina.

NEW ENERGY SUMMIT

15h45 “Impulsionando a inovação no setor de energia: insights sobre como inovar no setor”, com Luís Castro Henriques, sócio da EDP Ventures, e Giancarlo Vassão de Souza, diretor executivo de Operações da Neoenergia.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Últimas notícias